Feira do Livro de Braga

Oi pessoal, como vão?

Não sei se perceberam, mas andei um pouco ausente nos últimos tempos e o motivo eu vou contar agora para vocês.

Eu nunca sonhei em morar fora do Brasil, isso sequer passava pela minha cabeça, mas nos últimos tempos eu e meu marido estávamos muito descontentes com a situação atual do nosso Brasil. Isso afeta nossos filhos, nossa segurança, nossos planos para o futuro e, ao viajarmos para Portugal no início do ano, soubemos da possibilidade de podermos morar aqui e fizemos isso no começo de junho. Mais precisamente dia 2 embarcamos com nossas oito malas e viemos com a cara e a coragem, viver em Braga, no norte do país. Braga é uma cidade milenar, linda, que cultua a cultura, as tradições, os livros… Enfim… (se quiserem saber mais clique aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Braga e aqui https://www.visitportugal.com/pt-pt/node/73738)

No sábado, dia 2 de julho, completamos um mês (de alegrias e felicidades) aqui e coincidiu que nosso presente foi a abertura da Feira do Livro de Braga. A feira acontece dos dias 1 ao 17 e eu espero mostrar para vocês um pouco do que eu vi indo até a avenida Central, que é onde tudo acontece, bem a céu aberto. Não são muitos os estandes, mas fico abismada com a quantidade de publicações que temos em um país tão pequeno em território e população (comparado ao Brasil). São várias as editoras e muitas ofertas em todos os ramos literários, que nos enchem os olhos. É uma pena que o preço não ajude, pois nem é preciso comparar o Euro com o Real, pois com o preço de um livro aqui, pode-se fazer uma boa compra de supermercado, uma compra de roupas e também de calçados. Os livros aqui não são baratos, os lançamentos giram em torno de 20 euros, mas os portugueses sabem fazer promoções e nessas feiras eles não bancam os espertos, eles abaixam os preços mesmo. Tudo o que vi estava pelo menos 20% mais barato que o normal, isso que era o segundo dia!



O dia estava lindo e pudemos aproveitar as bancas (que aqui chamam de pavilhões). Na Editora Saída de Emergência pude falar com a dona da editora, que é uma pessoa muito simpática e pude aproveitar os preços. Os livros mais antigos estavam em média 8 euros e uma outra grande parte estava por 5 euros. Pude comprar alguns e espero comprar mais até dia 17, porque 5 euros é quase dado, mas esperarei o final da feira, kkkk. Ah, na Saída de Emergência compra-se 20 euros e ganha-se mais um livro, portanto escolhi O Apelo da Lua, que é o primeiro de uma série que há tempos tenho curiosidade de ler.



A Feira envolve muitas atividades culturais, shows, oficinas infantis e temos também muitas exposições de arte relacionadas às ilustrações dos livros. Temos editoras vindas de Lisboa e autores que autografam seus livros ali mesmo, na calçada, na maior simpatia e disposição. (Ri muito ao descobrir que aqui também temos caçadoras de marcadores…).


Bom, espero que gostem da postagem e que fiquem à vontade em me perguntar o que quiserem daqui, no que eu puder ajudarei com imenso prazer.

Anexei umas fotos e junto delas vai um caminhão de saudades, com um beijo especial pra Kati, esses eventos não têm a menor graça sem você, amo-te.

  
 

Beijo, gente querida, que eu adoro, e até a próxima!

Postagem válida para o Top Comentarista Julho.


33 comentários

  1. Então Lu fiquei com uma invejinha branca de você rsr Portugal?! que lindo, te desejo muitas alegrias nessa nova fase, que vc e sua família sejam muito felizes por ai, tenho certeza que Kati deve ta cheia de saudade :)
    Espero também que vc não nos abandone e que faça umas matérias bem legais sobre a cidade e seus pontos turísticos, vou conhecer Braga através de vc e acho ainda que vc devia fazer umas resenhas dos livros portugueses que tem capas lindas, e que vão me deixar babando e só na vontade de lê-los kkk, pois realmente com o preço do Euro frente ao real ainda não dá pra mim :( :P Enfim, muito sucesso pra vc por ai Lu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, não fique com inveja não... venha me visitar. Vou trazer tudo o que eu puder de legal sim, tenho colocado muita coisa no face (se quiser ver). Os preços são salgadinhos sim, mas corro atrás de promoções, que aqui sempre tem muitas. Obrigada pela torcida, espero que dê tudo certo... Mando notícias sempre. beijão e obrigada :D

      Excluir
  2. Lu já pode chorar de inveja? (mas é da boa viu?) Aquela invejinha que fica dizendo: uhuuuuu, vai lá ser feliz! Bom a cidade deve ser um encanto só e que coragem mulher, não sei se eu teria essa coragem não! Mudar de cidade para mim já é difícil imagina de país? Aff, eu ia surtar! Poxa amiga os preços são bem salgadinhos eim? Mas livros são vida, amor e mais! Não sei nem por onde começar a te encher de perguntas então vou apenas pedir uma coisa: faz um kit pequenino de marcadores daí e sorteia flor, vou amar ser a ganhadora de mimos Portugueses! uhuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Adriana, eu nem sei de onde tirei essa coragem, mas já não aguento mais viver num país onde não me identifico com nada, só tem mau exemplo de tudo pros meus filhos, violência em níveis inimagináveis... eu tinha de fazer alguma coisa além de só reclamar e reclamar. Não te preocupes que o kit já tá quase pronto, eu mando em breve e a Kat faz um sorteio. Beijo e obrigada pelo carinho e apoio. :D

      Excluir
  3. Olá!
    Que delícia!
    Imagino a sua alegria tendo aí um evento tão maravilhoso e perto de vc!
    Adorei conhecer e saber um pouco mais de Braga.
    Desejo à vc e toda a sua família muito sucesso e realizações nessa nova etapa!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, Braga é uma cidade maravilhosa, aqui não se tem nem metade dos problemas do Brasil, todo mundo se respeita e não temos assaltos, violência... Ainda estou em clima de paraíso, kkkk. Muito obrigada pelo carinho, vcs enchem meu coração de esperanças. Beijão.

      Excluir
  4. Então, tenho que dizer que adorei a feira e sua postagem, mas morri inveja do beijo especial para a kati!!!!!! kkkkkkkk eu também amo a Kati! Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk ah não fique com inveja não... Mas é que sem a Kati nesses eventos e nem dou metade das risadas a que tenho direito. Não tem como não amar a Kati. Obrigada por tudo, sempre, sempre... Inclusive por aguentar nossa ausência, beijo, te amo.

      Excluir
    2. Aí gente, vocês vão acabar comigo!!!
      Amo vocês demais. <3 <3

      Excluir
  5. Oi Luciana, nossa que mudança hem. Espero que vocês estejam curtindo a vida nova. Tudo de bom pra vocês viu. Não tem nada melhor do que livro com desconto não é mesmo. Sou dessas que vive guardando dinheiro pra quando me deparar com uma oportunidade dessas sair feliz com trocentos livros.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, nem fale, o senhor lá do pavilhão da Saída de Emergência comemora quando eu chego, kkkk. Mas com o preço dos livros só assim mesmo pra gente comprar, senão tenho que esperar as promos e viver dos ebooks do Brasil kkk. Obrigada pelo carinho, fico muito feliz, beijão :D

      Excluir
  6. Primeiramente parabens pela coragem de largar tudo e ir embora desse pais. Minha familia toda esta indo agora no dia 17. So eu vou ficar pois sou a unica que nao tenho dinheiro pra ir e sou assalariada. Eles estao desempregados e decidiram tentar a vida ai em Portugal. Pior do que aqui nao fica...
    Os livros na europa sao mais caros. Verdade. Lembro que fiz a festa em um sebo em Amsterdam e em londres nas ultimas ferias, mas nas livrarias o negocio e diferente...porem...os livros ai sao em capa dura...coisa que é raridade no Brasil.Eu faria a festa nessa feirinha sem pensar duas vezes!! Hahahahaha Eu pretendo ir embora do pais ate o final de 2017. Como foi essa mudança pra vcs? Vcs ja tinham cidadania? Fechou um conteiner pra levar todos os seus livros com vc? Esse é um problema frequentemente discutido entre eu e meu marido: como carregar todos os meus bebes? Vcs ja sairam daqui com tudo pronto? Casa...emprego e tal? Quais livros da saida de emergencia que tem por ai e que ainda nao foram lançados no Brasil, mas que vc aposta que sao bons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia, é verdade sobre a qualidade das edições, são muitos mais elaboradas, papel melhor, mais qualidade de revisão... Os livros que li até agora não tem nenhum erro, nadinha.
      A gente não tinha cidadania, viemos com o visto que Portugal permite aos brasileiros aposentados (meu maridos aposentou-se cedo em razão de trabalhar desde mito jovem...) mas estamos ainda fazendo uma série de formalidades e teremos os mesmos direitos dos cidadãos portugueses. Prepare uma reserva, pois nessa papelada vai uma grana...Nem fale nos livros... deixei alguns no meu ap fechado e a grande maioria levei para a minha mãe, só assim eu teria coragem... Só porque foi pra mãe, sabe? kkk Apostei em alguns da Saída de Emergência e já estou a ler, em breve posto resenha para vcs saberem mais. Obrigada pelo carinho, pelo comentário maravilhoso, beijo.

      Excluir
  7. Primeiramente parabens pela coragem de largar tudo e ir embora desse pais. Minha familia toda esta indo agora no dia 17. So eu vou ficar pois sou a unica que nao tenho dinheiro pra ir e sou assalariada. Eles estao desempregados e decidiram tentar a vida ai em Portugal. Pior do que aqui nao fica...
    Os livros na europa sao mais caros. Verdade. Lembro que fiz a festa em um sebo em Amsterdam e em londres nas ultimas ferias, mas nas livrarias o negocio e diferente...porem...os livros ai sao em capa dura...coisa que é raridade no Brasil.Eu faria a festa nessa feirinha sem pensar duas vezes!! Hahahahaha Eu pretendo ir embora do pais ate o final de 2017. Como foi essa mudança pra vcs? Vcs ja tinham cidadania? Fechou um conteiner pra levar todos os seus livros com vc? Esse é um problema frequentemente discutido entre eu e meu marido: como carregar todos os meus bebes? Vcs ja sairam daqui com tudo pronto? Casa...emprego e tal? Quais livros da saida de emergencia que tem por ai e que ainda nao foram lançados no Brasil, mas que vc aposta que sao bons?

    ResponderExcluir
  8. Nossa Lu! Estou feliz por você e sua família. Se tivesse a oportunidade faria o mesmo. Portugal deve ser lindo e um ótimo lugar pra se viver. Tenho um casal de amigos que também se mudaram pra Portugal e é só elogios.
    Que feliz coincidência essa feira de livros *-* só é uma pena o preço ser salgado, mas tirando isso, é realmente maravilhoso ter essa oportunidade.
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, ainda estou encantada com tudo e com todos aqui. Meus filhos estão aproveitando muito, imagine quando as aulas começarem em setembro... Os livros são meio caros sim, mas espero pelas promoções, kkk
      Beijão e muito obrigada pelo carinho e pela torcida por mim.

      Excluir
  9. Olá!
    Eu te entendo, também estou totalmente desgostosa com a situação do nosso país, mas diferente de você não tenho como ir pra outro lugar, #choremos
    Portugal com certeza seria um dos meus destinos, caso tivesse condições de sair do Brasil. Amei a feira, os livros aí são bem carinhos mesmo né? Mas que bom que as promoções rolam de verdade, aqui as vezes tem aquelas marmeladas típicas de brazucas.
    Te desejo toda a sorte do mundo nessa sua nova etapa.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iêda, obrigada pelo comentário e pelo desejo de sorte, te retribuo em dobro e que tenham sorte aí no Brasil. Beijo e até a próxima!

      Excluir
  10. Oii :)
    Eu vi mesmo pelas postagens no facebook essa mudança! Fico feliz por você, espero que tudo dê certo por ai.
    Eu fiquei encantada com as fotos da feira, confesso que Portugal é um lugar que eu gostaria muito de conhecer, e pelo que percebi é um lugar bem organizado né Lu?!
    Enfim, boa sorte nessa nova estapa!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, venha me visitar, vou adorar te receber e vc vai adorar Braga, uma cidade milenar com ar moderno e cheio de vida. É sim tudo organizado, tudo limpo e ninguém incomoda ninguém... Não há roubo de nada, ainda estou achando que aqui é o paraíso, pra melhorar é só abaixar o preço dos livros, kkkkk Beijão e muito obrigada pelo carinho e pelo desejo de sorte, o dobro pra vc. :D

      Excluir
  11. Oi!
    Grande mudança, muito feliz por você e todo o sucesso nessa nova jornada !!
    Portugal e um pais que sempre quis visitar e ainda mais tendo uma feita do livro, adorei as fotos parece ser um evento sensacional e morrendo de vontade de poder ir, gostei muito dos livros que você comprou e fiquei curiosa para saber mais !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, venha nos visitar, adoraremos te receber. Braga é fantástica, respira-se cultura o ano todo. Eles promovem festivais típicos, temos festas com dança, com música, com comida... O pessoal fica na rua até tarde agora no verão e não tem problema nenhum em deixar o carro na rua, nem as crianças correndo pelas calçadas, eles cuidam muito dos pequenos então estou muito feliz. Ganhamos muito em qualidade de vida neste primeiro mês, já sentimos na pele. Em breve posto resenha dos livros, aguarde e confie, kkk Beijão e muito obrigada pelo carinho, encheu meu coração :D

      Excluir
  12. Confesso que nunca fui em uma feira de livro, sempre que tem uma aqui perto, nunca dá para eu ir. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theresa, feiras são muito boas para conhecer autores, comprar livros com bons preços... Beijo e obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  13. Oi Lu,
    Que sonho poder sair do país, buscar novos ares e ficar longe de toda essa bandalheira que ta esse Brasil. Parabéns pela sua coragem!!!
    A feira é maravilhosa!! Só pelas fotos a gente vê que foi um dia muito especial!! Achei um charme os pavilhões, aliás tudo é muito caprichoso!
    Um super abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helloyse, que bom que gostou... Braga é encantadora e capricha em tudo, desde as ruas limpas aos eventos interessantes para seu público. Obrigada pelo elogio e pela torcida. Beijo :D

      Excluir
  14. Espero que se dê bem aqui em Portugal :) Se ficou encantada com a Feira de Braga tem de vir à de Lisboa!! Este ano foram mais de 200 pavilhões!!

    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  15. Eu não sabia que você tinha mudado de país, mas entendo que nas condições em que o país esta é realmente muito difícil se manter nele, tenho certeza que se meus país tivessem condições eles desejariam s mudar para outro ligar também. Eu tenho que admitir que so de ver as fotos dessa feira do livro em Braga você percebe que as diferenças culturais são enormes e que so na foto já da pra ver todo organizado e nado do tumulto que você provavelmente encontra aqui:/ Que você encontre muitas felicidades nessa nova cidade >.<

    ResponderExcluir
  16. Só quero dizer que estou morrendo de saudades e que nada aqui é igual sem a presença de vocês.
    Pode contar comigo sempre.
    Beijo.
    Amo-te!

    ResponderExcluir
  17. Adorei as fotos, ficaram lindas. A feira parece muito organizada e diversificada tambem. O preço dos livros é bem salgado mesmo. Felicidades e sucesso para você e sua família nesta nova fase!

    ResponderExcluir
  18. Genteee que sonho *-*
    Uma dúvida, como está a adaptação em questão de idioma?
    Eu não iria servir ai, iria gastar todos os euros de tão abismada KKK
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. nossa que legal, e eu aqui que nunca fui na Bienal. to morrendo de inveja branca kkkk

    ResponderExcluir
  20. Parece ser muito legal a Feira do livro de Braga, ainda bem que há feiras desse tipo pois achei os preços dos livros nos lançamentos bastante salgados.

    Fiquei curiosa em relação a O apelo da lua, vi que já tem resenha dele, vou dá uma olhada agora mesmo, mas antes, quero te desejar boa sorte nessa nova etapa de sua vida.

    Bjos!

    ResponderExcluir